Educação Alimentar – Brincar para conhecer experimentar usando todos os sentidos



A ONU declarou 2021 o “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil” e o Projeto Institucional da Talento aborda os Direitos Das Crianças. O direito humano à Alimentação Adequada (DHAA) é, sem dúvida, um Direito humano básico.

Ter uma alimentação adequada e saudável contribui para a saúde infantil ou seja, para que as crianças cresçam e se desenvolvam em todo o seu potencial. Assim, a Educação alimentar inicia-se muito precocemente, nos primeiros meses de vida, quando são construídos os alicerces dos hábitos alimentares.

O comportamento alimentar da criança é determinado pela interação da criança com o alimento, por fato res emocionais, psicológicos entre outros. Por isso, o projeto de Educação Nutricional da Talento vai além proporcionar a composição balanceada de uma alimentação de qualidade para atender as necessidades diárias das diversas faixas etárias, dao que também foca na formação de bons hábitos alimentares que é um dos fatores decisivos para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Nesse segundo bimestre, a nutricionista da Talento trabalhou a ingesta de verduras ricas em ferro com as crianças da Talento Baby. No grupo do Maternal , a turma preparou um delicioso omelete de espinafre e juntos, trabalharam a sensorialidade: o incrível universo dos 5 sentidos na alimentação.pois cada um dos sentidos-visão, audição, tato, olfato e paladar - possui características e peculiaridades próprias, que vão participar ativamente na percepção final dos alimentos.

Visão: as primeiras impressões de uma alimentação;
Olfato: a percepção do odor e do aroma;
Audição: o efeito da sonoridade produzida antes e depois do alimento ser preparado;
Tato: as percepções sobre textura, temperatura e consistência;
Paladar: o sentido do gosto e das experiências mistas lembrando que gosto o é diferente de sabor;

Desde pequenas, algumas pessoas são mais sensíveis ao doce, enquanto outras são sensíveis ao salgado e o sabor é o resultado da combinação das percepções do gosto, aroma e textura do alimento.

A degustação do omelete envolveu um mecanismo sensorial complexo que resultou em um delicioso e nutritivo acompanhamento da refeição das nossas crianças.

“A criança não precisa gostar de todos os alimentos e comer e tudo para ser saudável. O que precisa ser feito é dar a ela a oportunidade de experimentar alimentos variados e preparados de várias formas.”

Doutora Fernanda Valente-Especialista em Nutrição Funcional



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